A proposta do livro é nortear professores não especializados em Educação Musical a entenderem o universo do som, da música, sua importância e seus efeitos na formação dos alunos, quando ministrada direcionada e conscientemente.
Dividido em capítulos, que trazem o conhecimento inicial necessário para que o professor não especializado aprenda a ensinar música, o livro apresenta ainda 51 sugestões de atividades para sala de aula, 25 sugestões de jogos musicais, como fazer e reger uma bandinha rítmica, listagem do material mínimo necessário (brinquedos, instrumentos percussivos, CDs, DVDs etc.) e vasta bibliografia.
O QUE PRECISO SABER PARA ENSINAR AOS MEUS ALUNOS?
Dois únicos pré-requisitos necessários para a empreitada de ensinar música: um pouco de afinação e um pouco de senso rítmico. Nesse capitulo ensino ao leitor as características do som (intensidade/altura/duração e timbre) em detalhes, e como trabalhar com elas. Abordo no capitulo um pouco da história da música para que o professor compreenda que a musica – fruto do senso estético das culturas – teve um longo caminho até chegar aos dias de hoje. Explico os elementos da música (harmonia, melodia e forma); descrevo sobre o fazer musical, o desenvolvimento da compreensão e o estímulo à criação. Abordo ainda em detalhes as figuras rítmicas, a altura dos sons e a notação musical.
DIDÁTICA E PLANEJAMENTO
Dedico um capitulo a esses dois importantes temas, ensinando ao professor como dividir o tempo de aula e a planejar suas atividades. Falo ainda sobre a estrutura da musica e sobre a necessidade do professor expandir o saber cultural dos seus alunos através da problematização e do desafio a eles. O capitulo tem 6 páginas em A4. Encerro dissertando sobre o universo do estudo musical, ou seja, procuro mostrar ao leitor que estudar música é muito mais do que estudar um instrumento.
TEORIZANDO
Procuro mostrar ao leitor/professor a importância das anotações após a parte musical prática ter sido devidamente experimentada pela turma. O capítulo trás todos os temas musicais abordados de maneira simples, direta e objetiva para que o professor estimule os alunos a escrever. Ou seja, é um capitulo sugerindo ao professor uma forma clara de permitir que seus alunos possuam um caderno de anotações objetivas onde eles possam recorrer sempre que desejarem. O capitulo contempla:
- O som e suas características
- A grafia dos sons
- Os instrumentos e suas “famílias”
- Os elementos da musica
- Gêneros Musicais
- Duração
Nesse capítulo listei 51 atividades para erem feitas em sala de aula, para que o professor de musica iniciante saiba o que fazer, como fazer e para que fazer.
25 jogos para várias faixas etárias, para que as aulas se transformem em sinônimo de prazer.
FAZENDO UMA BANDINHA RITMICA
Oriento o leitor a fazer uma Bandinha Rítmica, proporcionando aos alunos uma das melhores experiências do fazer musical: tocar em grupo.
Listo o material necessário para aulas de musica de qualidade. As sugestões abrangem: discoteca básica, instrumentos musicais necessários (para o professor), instrumentos para bandinha rítmica, brinquedos para atividades musicais com turmas de educação infantil, sugestões de material a ser construído pelo professor, tais como imagens, fotos etc., DVDs e fechando o capítulo, sugestões de pesquisa para enriquecimento do professor.
CONCLUSÃO
Capitulo simples, fazendo o encerramento do livro, versando sobre a educação musical escolar.
BIBLIOGRAFIA
2 páginas com o material literário consultado.