Total de visualizações de página

Instrumentos Musicais


História da Flauta


Em razão de sua relativa simplicidade e da facilidade de elaboração, a flauta é um dos instrumentos musicais mais antigos que conhecemos. Sabe-se que o homem de neandertal já construía flautas a partir de ossos de animais. Arqueólogos encontraram instrumentos feitos de osso de mamute com 17 e 18 centímetros na caverna de Geibenklöuml, no sul da Alemanha. Por isso, é bem provável que a flauta tenha entre 6.000 e 45.000 anos de idade.

Por esse motivo, não é possível determinar quem foi o criador do instrumento. O que sabemos é que a flauta esteve presente em diversas civilizações. Egípcios e hebreus, por exemplo, a usavam em festas, rituais religiosos e outras ocasiões especiais.

A flauta doce, caracterizada pelo seu corpo estreito e cilíndrico, alcançou seu apogeu em meados do século XVI, sendo amplamente usada como instrumento solo. A partir do século XVIII, a flauta doce perdeu seu espaço para a flauta transversal, uma vez que esta possuía uma maior potência sonora e um timbre mais expressivo. Tal aperfeiçoamento foi idealizado por Theobald Boehm, em 1871.

Nesta época, as flautas eram feitam a partir da madeira. Hoje em dia, o instrumento é fabricado a partir de determinados metais, como o níquel ou até mesmo a prata.




=====================================================================   

Historia do Piano
Fonte:

O piano é muito conhecido hoje em dia talvez por ter sido o principal instrumento usado por importantes músicos da história, como Mozart e Beethoven. Munido de um teclado geralmente composto por 88 teclas, o mesmo é um instrumento musical de corda percutida. O som é gerado pelo acionamento dos martelos de madeira, que percutem as cordas em seu interior.

O piano foi criado pelo inventor italiano Bartolomeu Cristofori, por volta de 1700. Cristofori procurou idealizar uma evolução do cravo, um instrumento bastante parecido com o piano, porém em que as cordas eram tangidas por bicos de penas. A principal diferença entre os dois instrumentos é que o piano é capaz de emitir sons suaves ou fortes, de acordo com a intensidade do músico, enquanto o cravo, não. É aí que encontramos a origem da palavra “piano”, que em italiano significa “suavemente”.

Os primeiros pianos eram bastante precários. Em 1783, o instrumento sofreu uma grande evolução quando o inglês John Brodwood criou o pedal surdina e o pedal direito. Outro avanço se deu em 1821, com o francês Sébastien Erhard, que criou um mecanismo que permitia o toque de uma tecla repetidamente.

A segunda metade do século XIX serviu para o aperfeiçoamento e para a introdução destas novas idéias nos modelos fabricados. No século XX, o piano já era um dos principais instrumentos musicais, um resultado de sua versatilidade e grande aplicação na música ocidental.



======================================================================


Os Instrumentos musicais são divididos em grupos ou famílias. Cada família se organiza pela forma com que o som é produzido. Assim temos as seguintes famílias:

Corda (instrumentos onde a vibração é feita através de cordas)

Sopro (instrumentos onde a vibração é feita através do sopro)

Percussão (instrumentos onde a vibração é feita através do toque, ou seja, por batidas)

As cordas dividem-se em 3 setores:

        Cordas Tocadas com Arco

          violinos, violas, cellos e contrabaixos.

        Cordas Tocadas com os Dedos

          violão, baixo eltétrico, harpa etc.

        Cordas Tocadas com Palheta

          cavaquinho, bandolim, guitarra etc.

Os sopros dividem-se em:

        Madeiras

        Clarinete, oboé, fagote, flauta, flautim etc.

        Metais

        Trompete, trombone, tuba, trompa etc

Instrumentos de percussão são  instrumentos cujo som é produzido por batidas, sejam elas diretas das mãos ou através de baquetas.

DIVISÃO GENÉRICA DAS FAMILIAS DOS INSTRUMENTOS

          Aerofone  é qualquer instrumento musical em que o som é produzido principalmente pela vibração do ar sem a necessidade de membranas e cordas e sem que a própria vibração do corpo do instrumento influencie significativamente no som produzido.

          Cordofone - instrumentos musicais cuja fonte primária de som é a vibração de uma cordA tensionada quando beliscada, percutida ou friccionada.

          Membranofones 

são instrumentos de percussão, que produzem som através da vibração de membranas distendidas (esticadas).

          Idiofone é um instrumento musical em que o som é provocado pela sua vibração. É o próprio corpo do instrumento que vibra para produzir o som, sem a necessidade de nenhuma tensão.

          Esta categoria compreende a maior parte dos instrumentos executados por atrito (como o reco-reco), por agitação (como o chocalho, caxixi e ganzá), assim como muitos instrumentos de percussão melódica, como os xilofones. Os blocos sonoros, claves e pratos são exemplos de idiofones percutidos sem intenção melódica.