Painel Vivo
Estabeleça um número para cada
aluno da turma. Faça com que cada um memorize seu número.
Chame todos para o centro da sala
e coloque uma música. Em determinado momento, sem interromper a música, chame
um número aleatoriamente.
O aluno correspondente ao número
chamado tem que se posicionar em pose, parado, aguardando o próximo
número/aluno que será chamado, e que
deverá se integrar a imagem parada do primeiro.
E assim sucessivamente, até que
toda turma esteja parada, num bloco completo, um formando pose com os outros.
Vê a pena tirar foto do grupo.
A finalidade é trabalhar o pulso,
o som e o silêncio, utilizando o corpo como elemento cênico.
Completando a Canção.
Escolha uma canção e inicie
cantando. Dê preferência àquela que todos saibam, ou que pelo menos já a tenham
escutado.
Escolha o melhor momento para
interrompê-la e apontar para um aluno a sua escolha, que terá que dar
prosseguimento de onde você parou.
Quem não souber, sai da rodada.
A finalidade é o desenvolvimento
da percepção sonora e da memória musical.
Esses jogos são alguns dos sugeridos no livro EDUCAR MUSICALMENTE de Frederico Moreira, editado pela MAR DE IDEIAS. O livro pode ser adquirido pela Livraria da Travessa www.travessa.com.br ou diretamente com a MAR DE IDEIAS www.mardeideias.com.br (21) 3681-6550